segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ALIMENTAÇÃO NO CARNAVAL. 1 COPO DE CERVEJA 2 COPOS DE AGUA


Para ficar com o corpo preparado para o Carnaval, os cuidados devem começar pelo menos alguns meses antes das festas, para evitar assim que o sedentarismo do ano todo  possa te dar dor de cabeça e o corpo não colaborar nos dias de agitação.

Neste Carnaval 2011, pule, brinque, divirta-se, com muita alegria, mas sem esquecer da sua saúde. Porque não adianta curtir cinco dias de festa e nos próximos ter que ir ao hospital devido a alguma infecção intestinal, ou coma alcoólico.

--> EVITE ingerir alimentos de procedência desconhecida. Estes tipos de comida geralmente são feitos sem os devidos cuidados de higiene, e podem acarretar a sérios problemas de saúde.

--> FAÇA refeições em lugares fixos como, por exemplo, lanchonetes e restaurantes. As barracas tendem a ser descuidadas com alguns itens fundamentais pela Vigilância Sanitária.

--> PREFIRA coisas leves no carnaval como frutas ou saladas coloridas com carne branca, sanduíches com pão integral ou de leite, com requeijão ou queijo, peito de peru ou frango desfiado. Procure evitar sanduíches gordurosos e  frituras como pastel, coxinhas e outras coisas que embora bem gostosas só trazem danos à saúde.

No dia da festa, Faça um bom café da manhã, reforçado e saudável. (com frutas, um tipo de leite ou derivado e 1 tipo de carboidrato, pão ou bolacha, ou bolo)

--> NÃO ESQUEÇA de que Carnaval é tempo de calor e por isso tome bastante água porque não muito pior que a infecção intestinal está a DESIDRATAÇÃO, responsável por outras doenças graves no organismo. Por isso é bom sempre tomar líquidos como Sucos, Agua de coco.

Bebidas energéticas podem auxiliar no dia para dar mais energia, porem cuidado com os excessos.

LEMBRE-SE: Para cada 1 copo de cerveja, 2 copos de agua!!Pense nisso.

Cuide-se neste carnaval e preste bem atenção, DÚVIDAS, pergunte a nutricionista!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ESQUEMA ENTENDER RÓTULO

DICAS DA NUTRI

1. Procurar fazer as compras quando não estiver com fome. Ir ao  mercado com fome pode impulsionar a compra de alimentos calóricos e desnecessários;

2. Faça uma lista! Com um planejamento das compras será mais fácil evitar os supérfluos;

3. Programar suas idas ao mercado! Com compras mensais ou semanais evita-se idas desnecessárias e, portanto, compras desnecessárias;

4. Estabeleça um cardápio semanal, em cima das preparações comprará os ingredientes;

5. Variar a alimentação! Sempre encontramos produtos novos! Modificar sua rotina incluindo novos alimentos saudáveis (baixo teor de gordura saturada, alto teor de fibras...)

 6. Ler os rótulos! Ficar atento aos produtos dietéticos porque nem sempre eles serão as melhores opções. Verificar e comparar o valor calórico e o teor de gorduras.


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CONFIRA: TABELA DE COLORAÇÃO DA URINA

A urina apresenta um odor característico que é causado pela presença de uréia. Quanto maior for a concentração desta, mais forte será seu cheiro. Na grande maioria dos casos, uma urina fétida indica uma urina pouco diluída. Em geral é uma urina com cor amarelo forte.

O primeiro passo portanto, é aumentar a ingestão de líquidos. Não existe um número mágico. Tem que se beber líquidos até a urina ficar transparente.
Às vezes, são necessários até 3L de água por dia, porem a média é 2L. Além de melhorar o cheiro, uma urina diluída impede a formação de cálculos renais.

Se a urina já está bem diluída e ainda cheira mal, deve-se pensar na presença de bactérias que costumam metabolizar a uréia em amônia, substância que apresenta odor muito mais forte. Deve-se diferenciar a simples presença de bactérias na urina da
infecção urinária. Se houver sintomas como ardência e vontade de urinar o tempo todo, mesmo com a bexiga vazia, indica-se o tratamento com antibióticos.

Além da infecção urinária, algumas uretrites como nas
DSTs, também podem ser a causa. Mulheres costumam ser menos sintomáticas e uma urina mal cheirosa pode ser a dica para o diagnóstico. Homens costumam apresentar saída de pus pela uretra.

Nas mulheres é preciso ter certeza que o cheiro é da urina e não de corrimentos vaginais. Uma consulta ao ginecologista pode descartar infecções vaginais e uretrites

Se o problema também não for bactérias, existem medicamentos e alimentos que podem alterar o cheiro da urina. O principal é o aspargo. Vitaminas também podem causar odor. Alguns antibióticos, principalmente da família da penicilina podem ser responsáveis. Mudanças na dieta podem melhorar o cheiro.

Diabetes pode causar urina mal cheirosa, mas em geral já apresenta outros sintomas associados como perda de peso, fraqueza, sede, muita urina (poliúria) etc... Dificilmente a urina com cheiro ruim é o único achado.

Em pessoas mais velhas, câncer de bexiga e fístula (ligação) da bexiga para o intestino podem ser a causa. O primeiro normalmente está associado a
hematúria (perda de sangue na urina) e o segundo a um sintoma chamado pneumatúria, que é a saída de gases do intestino pela urina. São sintomas raros e não devem ser pensados em pessoas jovens.

Algumas doenças genéticas raras como fenilcetonúria também dão cheiro forte, mas são doenças de neonatos.

Se o odor for algo que incomoda muito, sugiro uma consulta ao urologista ou ginecologista para elucidação do quadro.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Minha Opinião sobre o Texto: "A verdade sobre o activa"

Recebi este email alguns dias atrás sobre o activia, e várias amigas e pacientes tem pedido minha opinião sobre esse assunto.
Para quem não leu ainda, segue abaixo.
Mas não se esqueça de conferir a minha opinião!

"A VERDADE SOBRE O -ACTIVIA-!!!                                 
Por essas e por outras, tudo vai se acabar mais cedo do que pensamos...  Mas o mais interessante, é que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) somente agora, depois de publicada essa denúncia pela internet, resolveu proibir a propaganda do Activia. Por quê não o fez antes, já que conhecia o problema, sendo uma "agência técnica"???  Isso deixa claro que podemos muito através da internet, podemos mesmo mudar o rumo desta Nação, basta que queiramos. Uma mensagem de caixa a caixa com certeza tudo pode: derrubar um político, baixar o preço de produtos, eliminar coisas avessas ao organismo humano, tipo o Activia,. Basta que saibamos nos unir numa corrente forte... Na prática não precisamos de coisa nenhuma da Danone e de outras do gênero; Leiam isto: Afinal, o que é Activia? O que são os
bacilos DanRegularis? "Bifidobacterium animalis é uma bactéria anaeróbica gram-positiva encontrada nos intestinos de animais de grande porte, inclusive humanos."  Qual seria então a fonte para se obter o famoso DanRegularis?
NÃO, você não está enganado. São as FEZES HUMANAS!!, SIM, SIM E SIM!!!  Mas o absurdo não para aí.  Muitas empresas têm tentado registrar subespécies específicas como uma técnica de marketing, renomeando estas subespécies com rótulos pseudo-científicos.  A Danone (Dannon) protocolou como marca registrada a cepa DN 173.010, e comercializa o organismo nomeando-o de:  Bifidus Digestum (Reino Unido), Bifidus Regularis (EUA e México), Bifidubacterium Lactis ou B.L. Regularis (Canadá), DanRegularis (Brasil) e Bifidus Artiregularis (Argentina, Áustria, Bulgária, Chile, Alemanha, Itália, Irlanda, Romênia, Rússia e Espanha).  Cientificamente, o nome correto desta cepa é Bifidobacterium animalis subsp.animalis, strain DN-173.010. 
O motivo pelo qual a bebida láctea Activia ajuda na digestão é o simples fato de que a bactéria adicionada pela Danone pertence a uma cepa mais irritante para a mucosa intestinal, que ao entrar em contato trata de expelir o mais rapidamente possível o material fecal. Sejamos honestos. É saudável, a longo prazo, acostumar o sistema digestivo (ou mais modernamente, sistema digestório) humano a somente funcionar pela introdução de um material irritante/estimulante? Isso não seria viciar o organismo? Não seria mais coerente consumir mais fibras e menos pão branco, o verdadeiro culpado pelos problemas intestinais?  Alimento probiótico, eles dizem... Até quando vamos ser ingênuos (ou seria mais correto otários) de acreditar cegamente em propagandas e em campanhas de marketing?? 
A bebida láctea contendo Bifidobacterium animalis sp vem sendo comercializada pela Danone pelo mundo afora desde 1990, mas somente no Brasil tiveram a cara-de-pau de colocar o nome da marca Danone (DanRegularis) no nome científico registrado.  Mas, sinceramente, prefira as verduras ao leite de cocô doce.
EM OUTRAS PALAVRAS, A TAL DE BEBIDA LÁCTEA TEM MERDA MESMO!!!!!!
Marília C. Duarte
(Nutricionista)
São Paulo - SP"


Isso mesmo, assinado por nutricionista, ou se diz, nutricionista!

Existe uma grande discussão entre os países na definição de alimentos funcionais.
 A vigilância sanitária tem uma tabela com os tipos de bactérias aceitas para adição nos alimentos e as quantidades limítrofes, muitas vezes existe diferenças nas tabelas entre países.
Além disso, quero esclarecer que Activia é um leite fermentado, com cepas de iogurte tradicional e um fermento específico: o Bifidobacterium animallis DN-173 010, subsp lactis, que leva o nome comercial de DanRegularis. Esse fermento se mantém vivo e presente (em níveis adequados) durante todo o período de validade do produto. Contudo, de acordo com a informação obtida junto ao Conselho – NÃO EXISTE NENHUMA NUTRI CADASTRADA com aquele nome. E outra, acredito que um profissional de nível superior não usaria essas palavras em afirmação.

Activia possui 17 estudos clínicos, comprovando seu efeito benéfico.
Esses estudos foram realizados pelo departamento de Pesquisas da Danone e por MUITAS universidades do mundo e foram publicados nas mais reconhecidas revistas científicas. Surgiu boatos de que a empresa Danone estaria passando por dificuldades e o produto activia veio como salva vidas ....

Tem que tomar muito cuidado com os e-mais que receber.

Particularmente recomendo uma receita c/ o iogurte activia e sempre mostro a importância da alimentação natural, orgânica,
porque nesse ramo da alimentação até mesmo uma empresa no topo da segurança alimentar, pode oferecer um perigo.

Esse é o link da declaração do CRN.
http://www.crn3.org.br/atualidades/newsletter_vis.php?cod_mail=233 

dúvidas entrar em contato!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

COMIDA E OS SENTIMENTOS por Dra. Gabrieli Comachio

Alguns alimentos têm o poder de estimular substâncias em nosso organismo responsáveis por regular nosso estado de animo.

Deixe o mau humor de lado e confira as dicas:
 
DOCES: A ingestão de carboidratos simples, ou doces, massas em geral fazem com que o corpo libere mais triptofano no cérebro, onde ele será transformado em serotonina (neurotransmissor bastante conhecido como "substância relaxante").

VERDURAS ESCURAS: Os vegetais de folhas verdes e algumas leguminosas são fontes de ácido fólico, um potente antidepressivo. Esse nutriente, quando reduzido no organismo, pode baixar os níveis cerebrais de serotonina. 

CARNES, CEREAIS: São fonte de vitamina B6 que atuam no humor da mesma forma que o ácido fólico.

PEIXES: Os frutos do mar também podem melhorar o humor, pois possuem um alto teor de selênio, mineral que reduzido em muita quantidade em nosso organismo pode causar depressão. 


NÃO ESQUEÇA: Consulte a Nutricionista para adequar as quantidades recomendadas.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O que comer para dormir bem?


Autor: Raquel Troncoso
Email: raquel@nutricaoemfoco.com.br

O que comer para dormir bem?

A ciência já comprovou: ter uma boa noite de sono faz bem para a saúde do corpo e da mente, além de contribuir para a beleza dos cabelos, da pele e ajudar a manter o peso certo!

Um sono adequado melhora a imunidade, protegendo o corpo contra invasores como vírus e bactérias, além de fazer com que o organismo se recupere mais facilmente de doenças e ferimentos. Durante o sono o corpo libera alguns hormônios, como o hormônio do crescimento e a leptina. Nos adultos, o hormônio do crescimento evita a flacidez muscular e garante maior vigor físico . Já a leptina é o hormônio que controla a sensação de saciedade, ou seja, a liberação deste hormônio durante a noite resulta em melhor controle do apetite. Além disso, quando não dormimos bem, o metabolismo do corpo pode ficar mais lento o que, por tempo prolongado, influencia no ganho de peso excessivo.

Um sono inadequado também pode resultar em olhos ressecados e irritados, tornar a vida diária mais estressante, piorar a capacidade de concentração e o rendimento no trabalho e nos estudos, e ainda atrapalhar o relacionamento com as pessoas.

Os benefícios que um sono adequado traz para o organismo são indiscutíveis. Porém, existem alguns fatores que podem interferir na qualidade do sono, sendo a alimentação um deles.

Isso mesmo! O que você come pode contribuir para uma noite de sono tranqüila, mas também pode prejudicá-la! Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar na hora de dormir:

evite bebidas e alimentos estimulantes e que contenham cafeína, como o chocolate, café, chá preto ou mate, guaraná e refrigerantes à base de cola. Esses alimentos devem ser evitados pelo ou menos quatro horas antes de dormir.

evite exageros na ingestão de bebidas alcoólicas próximo ao horário dormir. Logo após a ingestão, a bebida pode proporcionar uma sensação de moleza e sonolência, fazendo com que se tenha a falsa impressão de que isso ajudará na hora de dormir. Mas a bebida alcoólica pode provocar relaxamento de estruturas da região da faringe e palato mole, o que compromete a respiração, causa roncos e interrupções no sono.

evite comer demais à noite. Durante a noite o metabolismo do corpo se torna mais lento, fazendo com que a comilança noturna cause desconforto abdominal, atrapalhando a tranquilidade do sono.

à noite, dê preferência para as carnes brancas, como peixes e aves, ao invés de carnes vermelhas, como a bovina. As carnes vermelhas possuem uma combinação de aminoácidos que ativam o sistema nervoso simpático, favorecendo uma descarga de adrenalina, prejudicando o descanso do corpo.

experimente também tomar um pouco de leite antes de dormir. O leite é rico em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, um neurotransmissor que proporciona relaxamento muscular e induz ao sono.

evite alimentos gordurosos, pois eles dificultam a digestão.


consuma doses moderadas de carboidratos. Alimentos ricos em carboidratos, como cereais e pães, também induzem a produção de serotonina. Prefira os integrais, que conseguem fazer uma liberação mais regular da serotonina, que permancerá por mais tempo na corrente sanguínea.

dê preferência aos chás de ervas e os descafeinados. Uma dica são os chás de camomila, cidreira e hortelã.


o maracujá também é conhecido por suas propriedades que funcionam como calmante, ajudam a relaxar e, consequentemente, dormir melhor. 


É importante lembrar que um sono adequado não depende apenas do que você come antes de se deitar. Portanto, mantenha uma alimentação saudável e equilibrada sempre, pratique exercícios físicos regularmente, procure atividades relaxantes para manter ao máximo o estresse longe da vida diária.

Sendo assim, aproveite as dicas, mantenha um estilo de vida saudável e fique de bem com o seu travesseiro!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

FOTOPROTEÇÃO ORAL. DA COR DO PECADO! BRONZEADO SARADO



É sabido que a deficiência de alguns nutrientes podem acarretar manifestações na pele. Assim, acredita-se que a manutenção de uma pele saudável esta ligada a uma alimentação equilibrada.
Alguns tipos de alimentos contribuem para um bronzeado saudável, além de minimizarem os efeitos da exposição ao sol.

  
O betacaroteno, antioxidante que se transforma em vitamina A em nosso organismo, promove a recuperação da pele e auxilia na formação da melanina, pigmento que dá cor à pele. Essa substância está presente na cenoura, na abóbora, no mamão, no melão e na batata doce.
Outros nutrientes como as vitaminas C, do complexo B, e o zinco também podem melhorar o aspecto da pele, facilitando a aquisição de um bronzeado mais uniforme e sem manchas.

Lembre-se sempre que a foto proteção oral é muito importante porem deve ser complementada com a Fotoproteção Tópica (protetor, bronzeador..)Alguns desses nutrientes podem ser encontrados em cápsulas, que devem ser devidamente receitadas por um médico e/ou nutricionista.


Segue algumas receitinhas
Dica: pode começar a fazer uso dos sucos diariamente, 30 dias antes da exposição ao sol...

Suco combate ao envelhecimento
Cenoura, brócolis, beterraba, agua mineral
Picar e bater no liquidificador todos os ingredientes. Acrescentar adoçante, se necessário.

Suco de couve, maracujá e cenoura
Bater tudo no liquidificador com água e gelo. Adoce a gosto. É um suco desintoxicante, calmante, rico em vitamina c e betacaroteno.



Suco de cenoura, maçã e beterraba – rende 2 porções
Cenoura, maçã, beterraba
Bater no liquidificador com um pouquinho de água, adoce a gosto.
Tangerina, manga, papaia e romã
Tangerinas em gomos (sem sementes), manga cortada em pedaços grandes, papaia cortada em pedaços grandes, romãs cortadas ao meio. Passar as tangerinas, manga e papaia pela centrífuga. Acrescentar as sementes as romã, mexer e beber imediatamente.

Maçã, uva e roma
maçãs cortadas em fatias grossas, uvas sem sementes, romã cortada ao meio
Passar a maçã e a uva pela centrífuga alternamente. Retirar as sementes da romã e adicionar ao suco. Mexer e beber em seguida.


Beijos e até a próxima!!!!