domingo, 26 de dezembro de 2010

DICAS DE FÉRIAS



CHURRASCO
Dê preferência para as carnes magras, como filé mignon, alcatra, maminha ou carnes brancas como frango e peru. Para acompanhar escolha guarnições como arroz branco ou mandioca ou batata cozida  ou macarrão. Abuse das saladas, coloridas e sem conservantes. Na sobremesa de preferência a picolé ou salada de fruta. Cuidado com os beliscos e bebida alcoólica.

FESTINHA DE ANIVERSÁRIO
Prefira os salgados assados;  água ou suco; cuidado com as quantidades de doces e salgados que consumir; coma bolo ou docinho, não precisa comer os dois; prefira docinhos menos encorpados e elaborados. Não faça uso da festa para "matar a fome", mas para encontrar amigos e família


PIZZARIA
Satisfaça-se com dois pedaços de pizza, de preferência evitar as gordurosas com  presença  de bacon, creme de leite. Opte pelas pizzas leves como de milho, rúcula e tomate seco, frango sem catupiri.


RESTAURANTE ÁRABE
Cuidado com michui de frango ou carne, esfiha, quibe assado (cuidado com o recheio, geralmente contêm muita manteiga) e um pouco de coalhada seca. Cuidado com os pratos que levam tahine (pasta feita de gergelim), como húmus e babaganuche. 

 SELF SERVICE

Comece servindo-se pelas saladas cruas e as folhas. Escolha uma carne grelhada ou assada, sem molhos. Guarneça com legumes refogados e com uma das opções: Arroz, batata cozida, mandioca cozida, milho verde, purês, farofa ou macarrão ao sugo. Feijão, lentilha, grão de bico ou soja.

RESTAURANTE ITALIANO
Dispense os antepastos. Escolha massas sem recheio, como espaguete, talharim, rigatoni, fusili, penne e peça molho de tomate simples (ao sugo) ou um molho à primavera (a base de vegetais);

COMIDA CHINESA
Quase todas as preparações são muito gordurosas. Opte por yakissoba de legumes, arroz chinês, carne desfiada com broto de bambu ou outros vegetais (brócolis).

COMIDA PORTUGUESA
Peça suas preparações sem azeite, Experimente bacalhau na brasa, pargo assado, batatas aos murros, arroz de tomate, açorda e caldo verde.

ANIVERSÁRIO E OU CASAMENTO
Não saia de casa com fome para não "atacar" as bandejas. Resista aos queijos amarelos e frios à base de carne de porco. Procure por queijos como ricota, queijo branco e mussarela de búfala, assim como frios à base de frango e peru. Se houver salgadinhos, opte pelos assados. Desligue-se das frituras e empadas que, apesar de assadas, levam muita manteiga na massa.

PRAIA
As opções mais saudáveis são os picolés de frutas, milho verde, água de coco e alguns sucos variados, Além de água. Prepare sanduíches leves com peito de peru, verduras cruas e armazenar em caixas térmicas consumir no mesmo dia que preparar.





quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

FESTAS NATALINAS

As Ceias de Natal costumam representar um grande sacrifício para aquelas pessoas que desejam manter a forma. Por isso elaborei algumas dicas para facilitar a MANUTENÇÃO do peso (que é essencial) nesta fase....

 

- Faça pequenas e leves refeições no dia. Não é porque é Natal que devemos deixar de nos alimentar somente pensando na ceia;
- Beba bastante líquido durante o dia. Só faz bem, além de hidratar;
- Para que você tenha um controle sobre o valor calórico de sua ceia, faça primeiramente o planejamento de seu cardápio (com preparações leves e sem muitas gorduras) e depois, faça uma lista de compras, pois assim você não sairá pegando tudo o que encontrar no supermercado. Ah, e não vá para o supermercado de estômago vazio;
- Não belisque os alimentos enquanto estiver preparando a ceia. Você estará evitando as calorias extras e se sentirá vitoriosa por isso;
- É chegada a hora de sentar-se à mesa e como resistir? Procure fazer apenas um prato. Escolha bem como irá compor para que não caia na tentação de pegar todas as delícias mais calóricas e ficar com sentimento de culpa depois;
- Entre todas as opções de carnes - pernil, peru, frango, tender - prefira os assados, grelhados e, de preferência, retire a pele. Ela é rica em gorduras e calorias;
- Evite os molhos à base de maionese dando preferência para os feitos com iogurte. Varie no tempero para ter sabores diferentes;
- Não esqueça de colocar verduras em seu prato. São ricas em fibras e dão a sensação de saciedade;
- No caso dos acompanhamentos, prefira arroz com passas ou somente arroz. Evite acompanhamentos com defumados como linguiça etc, possuem muita gordura;
- Entre as opções de frutas natalinas prefira as frutas frescas (melão, melancia, uva, kiwi, morango), pois são menos calóricas;
- O álcool apresenta 7 Kcal por grama. Assim, o segredo é a moderação. Isso não quer dizer que precise comemorar com um copo de refrigerante light na mão.

Brinde o Natal com uma taça de champagne, vinho, sem medo de ser feliz!!!