sexta-feira, 26 de novembro de 2010

10 DICAS PARA NÃO FUGIR DA DIETA NO SUPERMERCADO




  1. Ir ao supermercado com fome pode impulsionar a compra de alimentos mais calóricos e desnecessários. Procure ir depois de uma boa refeição.
  2. Nunca vá ao mercado sem uma lista. Programe-a seguindo a dieta, separando os itens de acordo com cada refeição (café da manhã, almoço, lanche...).
  3. Varie a alimentação. Aproveite os lançamentos de produtos para não cair na rotina de comer sempre a mesma coisa. Isso pode levar ao desânimo.
  4. Observe a validade dos alimentos e as quantidades da compra para que nada estrague. Não compre itens demais, pois, quando chega perto do vencimento, há o perigo de querer consumir tudo rápido para não precisar jogar fora.
  5. Cuidado com os produtos diet. e light. Muitas vezes, a quantidade de calorias não é tão inferior a dos alimentos regulares e pode não compensar, pois, eles são mais caros nem sempre tão saborosos.
  6. Tanto no carrinho como na hora de embalar, evite misturar produtos de limpeza com alimentos.
  7. Faça as suas compras e armazene-as separadas do consumo do resto da casa (caso apenas você esteja de regime). Com isso, não haverá aquela situação desagradável de acabar o pão light e você ter que apelar para algum outro mais engordativo.
  8. A regra acima também é válida para a situação contrária. Não ataque o doce das crianças ou a cerveja do marido. Se a lista foi seguida corretamente, a quantidade de comida será suficiente.
  9. Dispense molhos gordurosos e brancos. Eles acrescentam muitas calorias às receitas.
  10. Para os produtos derivados de leite, escolha os lights ou desnatados, pois têm menos gordura, mas preserva os nutrientes bons do alimento.

sábado, 20 de novembro de 2010

Silício = Guarde bem esse Nome!

Estudos recentes mostram que alimentos com silício como por exemplo: Abacaxi, melancia, frutas secas como a tâmara entre outros grão e cereais vem apresentando resultados positivos a quem os ingere todos os dias.

Nosso organismo produz um elemento chamado colágeno ele é responsável pela elasticidade e firmeza de nossa pele, e com o passar dos anos principalmente a partir dos 30 anos nosso corpo começa a produzir menos colágeno, e os alimentos com Silício auxiliam na produção de mais colágeno para nosso organismo.

Funções no organismo humano são:
  • Em combinação com o cálcio, consolida os ossos e as artérias, conservando-lhes a flexibilidade;
  • Participa na formação da pele, das membranas, das vísceras, das unhas e dos cabelos;
  • Em combinação com o enxofre, é imprescindível para o crescimento do cabelo.
  • É necessário para combater a aterosclerose as enfermidades da pele, o raquitismo.
Sua falta produz os seguintes sintomas:
  • Alterações na pele, anormalidades no sangue, calvície, desordens no sistema nervoso, fadiga cerebral, gengivas frouxas, muita sede durante a noite, tosse, transpiração excessiva.
Necessidades de silício

As necessidades quotidianas para este oligoelemento, reconhecido como essencial, foram estimadas em cerca de 10 – 50mg/dia (ou seja, 2 colheres de sopa/ dia). Devemos acrescentar que existem muito poucos estudos credíveis publicados sobre o assunto. O que se afigura certo é que estes valores estão abaixo das necessidades reais do organismo.

Fontes alimentares de silício
Entre os alimentos facilmente encontrados que são fonte de silício podemos citar:
• Salsa (cheiro-verde)
• Aveia (39mg em 100g)
• Cevada
• Alcachofra
• Alho-poró
• Cebola
• Aspargo
• Chicória (20mg em100g)
• Pepino
• Nabo
entre outros.

Dentre as plantas medicinais ricas em silício, podemos mencionar a cavalinha (usar como chá).
Mas não é só o silício que é importante para a saúde das unhas. A vitamina B12 também desempenha um papel importante na formação da queratina, que também proporciona benefícios às unhas. A vitamina B12 pode ser encontrada nas carnes, leite e ovos.

O silício é útil em todas as fases da vida, particularmente nas pessoas idosas, que apresentam níveis baixos de silício.
Aproveitamos para dar alguns exemplos onde o silício participa e tem um papel de prevenção:
- redução das inflamações do tubo digestivo;
- melhoria das hemorróidas;
- estimulação das defesas imunitárias;
- regulação da hipertensão;
- melhoria da circulação;
- melhoria de certos problemas reumatismais;
- é um eliminador potente da nicotina.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mal de Parkinson


            Mal de Parkinson é uma doença que atinge os “gânglios da base” do cérebro ocasionando a falta de um neurotransmissor, a Dopamina.

Orientações

§  ingerir bastante líquido (chás, água, sucos);
§  consumir frutas, verduras, vegetais folhosos em grande quantidade;
§  fazer uma refeição rica em proteína antes de dormir: leite, queijo, iogurte;
§  ingerir o medicamento junto às refeições;
§  diminuir o volume;
§  aumentar o fracionamento.

Evitar

§  o consumo excessivo de carnes, leite e derivados;
§  alimentos ricos em piridoxina (B6), como gérmen de trigo, fígado, aveia;
§  alimentos flatulentos (repolho, pepino, batata doce, cebola, feijão);
§  o consumo excessivo de gordura (frituras, carnes gordas, bacon).





quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Afinal, Drenagem linfática corporal emagrece?

Por: Josielli Comachio, estudante do curso de Fisioterapia/UNIC - MT

Realmente a drenagem linfática corporal não emagrece. Porém apresenta benefícios contra a retenção de liquido corporal, o qual é o excesso de água, que promove o inchaço do corpo.

A drenagem serve em primeiro lugar para acionar o sistema imunológico, ajudando as defesas do organismo, e assim ajuda a quem está fazendo alguma reeducação alimentar e atividades físicas a perder peso, ou melhor, reduzir medidas.

A drenagem ajuda a eliminar o excesso de líquido retido no organismo e eliminar toxinas, por todos estes fatores citados as pessoas acham que a drenagem faz emagrecer. Com isso fica claro que a drenagem linfática (técnica manual criada pelo biólogo dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder em 1936) é indicada para os casos onde há retenção de água no corpo (se não tem líquido sobrando não tem o que drenar). A retenção de liquido pode ser provocada por falta de exercícios físicos, má alimentação, problemas hormonais, medicamentos, problemas circulatórios, problemas renais, hipertensão, entre outros.

Com a drenagem linfática mesmo não provocando o emagrecimento, ou seja, a perda de gordura, a massagem de drenagem dispõe de vários benefícios, sendo muito eficaz nos problemas de retenção, lifedema, e inclusive celulite.

domingo, 7 de novembro de 2010

CARDÁPIO DESINTOXICANTE PRÉ FESTAS DE FINAL DO ANO

Estudos mostram que a nutrição tem relação com a estética corporal e facial (acne, envelhecimento cutâneo, celulite, flacidez, cabelos, unhas) e quando nos alimentamos de forma errada, nosso corpo acumula resíduos tóxicos, principalmente nos intestinos, o que pode acarretar em prisão de ventre que é uma alteração da microbiota intestinal. 
            Quais os benefícios então de se fazer uma dieta de desintoxicação?
  • Eliminar toxinas do organismo
  • Ativar a circulação
  • Limpar o intestino
  • Hidratar o corpo
  • Intensificar o funcionamento dos rins
  • Diminuir peso
  • Retardar o envelhecimento
  • Aumentar a vitalidade
  • Melhorar a produtividade
  • Reforçar a defesa do organismo
  • Prevenir infecções
É importante lembrar que além do objetivo de ajudar no emagrecimento ela contém alimentos saudáveis que podem ser incluidos diáriariamente.
DICA: Associar a alimentação adequada com ingestão hídrica suficiente, beba no mínimo de 8 a 10 copos de água por dia.

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